top of page

7 Mitos e Verdades sobre gesso acartonado (drywall)

Foto do escritor: Clóvis Luis Pranke JuniorClóvis Luis Pranke Junior

Atualizado: 31 de out. de 2020

Os sistemas de paredes e forros de gesso acartonado, também conhecido como drywall, é basicamente constituído por estrutura de perfis de aço galvanizado na qual são parafusadas, chapas de gesso acartonado.


Quando forros são suspensos por tirantes. Na junta das placas é aplicada uma fita para evitar fissuras e massa para o acabamento.


Embora sejam cada vez mais utilizados em paredes e forros, esse sistema ainda desperta muitas dúvidas. Esclareceremos algumas das dúvidas mais frequentes.


1 - O GESSO ACARTONADO É MAIS RESISTENTE QUE O GESSO CONVENCIONAL?

Apesar da espessura reduzida, a chapa de gesso acartonado resiste a tremores, choques, vibrações e até uma certa umidade. Pois é produzida com um núcleo de gesso natural, revestidos com duas lâminas de cartão duplex, o que proporciona maior resistência.


2- O GESSO ACARTONADO PODE RECEBER CARGAS FIXADAS?

Em condições de execução adequada, o drywall pode receber bancadas embutidas, equipamentos como TV e ar-condicionado tipo split, além de armários, móveis suspensos e quadros. Em casos que o peso ultrapasse 60kg por m², deve ser executado reforço na estrutura metálica. Deve ser utilizado buchas especiais para gesso acartonado.


3 - O DRYWALL RESISTE À UMIDADE?

Para áreas úmidas, como cozinhas e banheiros, devem ser utilizadas chapas desenvolvidas especificamente para esse fim (placas verdes), que contêm hidrofugantes em sua fórmula. Para áreas constantemente molhadas, como box de banheiros, a parede de drywall deverá ser impermeabilizada com produtos específicos.


4 – O DRYWALL ISOLA RUÍDOS?

Com uma correta especificação dos materiais, pode-se obter isolamento acústico superior a alvenarias.

O desempenho acústico do drywall varia em função da espessura da parede, do número de chapas de gesso e do uso de isolantes ou absorventes acústicos, como as lãs de vidro e as lãs de rocha.


5 – O DRYWALL PODE RECEBER QUALQUER TIPO DE REVESTIMENTO?

Paredes de gesso acartonado podem receber acabamentos variados, como pintura, texturas, cerâmicas, pastilhas, laminados e madeira. O importante é que o assentamento seja executado com massa específica para garantir a aderência do produto.

No caso da pintura, ele exige a aplicação prévia de massa de tratamento e que juntas e pontos de aplicação dos parafusos sejam niveladas e lixadas.


6 – COMO O GESSO ACARTONADO SE COMPORTA PERANTE O FOGO?

A resistência ao fogo é uma das principais características do sistema. Isso se explica porque o principal ingrediente das chapas, o gesso, contém em sua fórmula 20% de água em estado cristalino. Em contato com o fogo, essa água é liberada, retardando a ação das chamas.


Para os casos em que o projeto exige ainda melhor desempenho perante o fogo, é possível utilizar a chapa rosa, com fibra de vidro em sua fórmula. Tal composição torna esse material mais indicado para áreas com risco de incêndio ou saídas de emergência, por exemplo.


7– EM QUAIS CASOS O DRYWALL NÃO PODE SER UTILIZADO?

O material foi concebido para uso nas vedações internas de qualquer tipo de edificação. Portanto, não deve ser usado em áreas externas, expostas às intempéries

Além disso, o sistema não é estrutural, não suporta grandes cargas como alvenaria ou concreto.

Fonte: Artigo de Juliana Nakamura da revista AECweb

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


©2020 por Pranke Engenharia e Construções. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page