Sabe aquela sensação ruim que o ar condicionado quente proporciona?
Aquele vento quente que dificulta a respiração, principalmente pra quem tem alguma doença respiratória (renite alérgica como eu :/).
Pois é, com o piso aquecido isso não acontece.
Evita também o “choque térmico” de quando você sai do banho ou da cama de pés descalços pisando no chão gelado.
O piso vai estar sempre quentinho, na temperatura ideal.
Esse sistema é considerado um dos melhores sistemas de calefação existente, pois aquece ambiente todo de forma suave e agradável, sem abafamento, ruído, ressecamento e queima de oxigênio.
Além de não ocupar espaço, ficando totalmente oculto no ambiente.
Nos últimos anos, o piso aquecido elétrico tem sido a preferência mundial, tanto pela simplicidade de instalação, quanto pela vida útil e eficiência.
Esse sistema elétrico funciona basicamente através de resistências elétricas, sendo geralmente instalado da seguinte forma:
• Acima da laje ou piso bruto é aplicado um isolante térmico (para evitar que o calor dissipe para baixo);
• Então são instalados os cabos calefatores (resistências elétricas);
• Uma camada de contrapiso de argamassa (cimento e areia);
• E por último o piso de acabamento, normalmente o porcelanato;
Resumindo os cabos calefatores aquecem o contrapiso e o piso de acabamento, que por sua vez vai aquecendo o ar do ambiente.
A temperatura é regulada por um ou mais sensores (termostatos) o que vai ligando e desligando o sistema, mantendo a temperatura e economizando energia elétrica.
Se você gostou e pensa em ter esse sistema, consulte seu engenheiro(a) ou arquiteto(a), pois a sua instalação deve ser feita durante a obra (antes dos acabamentos) ou será necessária uma reforma no seu piso pronto.
Além disso, existem peculiaridades, como por exemplo a menor eficiência quando for utilizado piso vinílico, laminado ou madeira....
Gostou? Compartilhe com amigos!!
Comentarios