top of page

Vai comprar porcelanato? Confira essas 5 dicas para te ajudar a escolher

Foto do escritor: Clóvis Luis Pranke JuniorClóvis Luis Pranke Junior

Atualizado: 31 de out. de 2020

Dica 1- Analise e planeje o ambiente.

Através de uma medição do ambiente, você terá a área necessária para comprar e vai te ajudar escolher o tamanho das placas.


Placas grandes quando instaladas em cômodos pequenos, deixam a impressão de um espaço menor ainda. Portanto, opte por placas grandes para locais espaçosos e pequenas para ambientes menores.


Já tenha em mente o estilo do ambiente, o mobiliário e a decoração, pois os porcelanatos devem combinar com tudo isso. Para tanto, é recomendo ter um projeto de interiores elaborado por um(a) arquiteto(a).



Dica 2- Retificado ou Bold?


Bold são os porcelanatos com borda arredondada, na instalação esse porcelanato deve ser assentado com junta de 3 mm ou mais.


Os retificados passam por um corte de alta precisão, ficando com a borda mais reta. Permitindo juntas menores que 3 mm. Deixando a junta quase imperceptível.


Dica 3 – Tipo de acabamento da superfície.


Existem 4 tipos que são os mais utilizadas desse revestimento, sendo elas: o acetinado, polido e esmaltado e natural.


Acetinado: tem a cobertura fosca e mais áspera; sendo menos escorregadio que os demais. É de fácil limpeza, ideal para áreas frias e externas.


Polido: Possui brilho intenso e a superfície completamente lisa. São indicados geralmente para áreas secas, como o quarto, a sala ou corredores. Apesar de ser o mais bonito e sofisticado, tenha cuidado, pois este é o mais suscetível a arranhões e riscos na superfície.


Esmaltado: Este recebe uma camada de esmalte em sua superfície, tendo diversos tipos de acabamento. Deve estar atento ao PEI das peças, que é uma classificação relacionada à resistência dos revestimentos. Quanto maior for o PEI, mais resistente será o esmalte.

Natural: Esse tipo de revestimento é muito utilizado em projetos comerciais, tendo em vista a sua resistência e também por ser menos escorregadio.



Dica 4 – Calcule margem de perda

Calcule uma margem de 5% a 10%, para evitar que falte peças, devido a recortes perdidos, peças quebradas e danificadas. Quando grandes formatos calcule uma margem de 15%. As sobras devem ser guardadas, para o caso de uma manutenção futura.



Dica 5 – Compre uma boa argamassa colante


De maneira geral siga as instruções do fabricante, a regra básica é utilizar ACII para peças de até 80x80cm em ambientes internos e ACIII para peças maiores e assentados em ambientes externos.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


©2020 por Pranke Engenharia e Construções. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page